Coletivos pleiteiam a aquisição de obras que discutam gênero e raça pela Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros

Coletivos pleiteiam a aquisição de obras que discutam gênero e raça pela Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros

Em 10 de julho de 2025,  integrantes do Coletivo Valente e do Coletivo de Negras e Negros, sendo ambos formados por servidores e servidoras do Tribunal Judiciário de Santa Catarina (TJSC), em parceria com o Coletivo Jurisfeminista, formado por mulheres de  carreira jurídica, assistentes sociais, psicólogas e ativistas de diferentes regiões do país, no ato representado pela advogada Luciana da Veiga Cascaes, compareceram nas dependências da Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros. O objetivo da visita foi entregar um Ofício, cujo texto reivindica a aquisição de obras contemporâneas, para integrar o acervo da Biblioteca do TJSC, a fim de fomentar a pesquisa, e os debates e análises do tema de gênero e raça que permeiam toda a nossa sociedade.   

O grupo foi recebido pela Sra. Camila Bessa, Chefe da Divisão de Memória e Biblioteca  e equipe técnica, composta pelas bibliotecárias Stela Marisa Coelho Thives e Nice Wayscyk, e ainda pelo servidor Fernando Marques de Souza, responsável pelas compras. 

Na ocasião, as(os) representantes dos três coletivos presentes pontuaram a importância da aquisição de publicações com estas temáticas, considerando o advento do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero, em novembro de 2021, e do Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial, em novembro de 2024. 

As mulheres do Coletivo Valente verificaram a publicação, nos últimos anos, de sete obras referentes a temática do Protocolo de Gênero, em nível nacional, sendo que duas delas tiveram como berço o estado de Santa Catarina, inclusive a última delas teve a  participação de desembargadora, magistrada e servidoras do TJSC. De outra banda, o Sr. Wagner Luis Padilha ponderou que as iniciativas do Coletivo Valente para divulgar o Protocolo de Gênero de CNJ estão servindo como uma importante referência para os integrantes do Coletivo de Negros e Negras.  

As assistentes sociais Andréia Espíndola e Rosilene Aparecida da Silva Lima, servidoras do TJSC, integraram o grupo e representaram o Coletivo Valente, presenteando a Biblioteca Desembargador Marcílio Medeiros com quatro diferentes edições da Revista Valente, publicação das trabalhadoras e dos trabalhadores do Poder Judiciário Catarinense que teve sua primeira edição em março de 2018. 

Por último, a coordenação da Biblioteca pontuou que periodicamente adquire novas obras para seu acervo e encontra-se aberta a sugestões de seu público frequentador.  


Veja também