ACASPJ compõe o Comitê SUAS/SC – COVID-19: Em defesa da vida

ACASPJ compõe o Comitê SUAS/SC – COVID-19: Em defesa da vida

A diretoria da ACASPJ recebeu ofício, encaminhado pela assessoria da Deputada Estadual Luciane Carminatti, coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Política Pública de Assistência Social, solicitando a indicação de pelo menos um membro da diretoria para compor o Comitê SUAS/SC – COVID-19: Em defesa da vida.

As assistentes sociais indicadas para representar a ACASPJ foram Roseméri Stein e Carolina Rodrigues Costa, atuais vice-presidente e suplente do Conselho Fiscal, respectivamente, na Gestão Identidade Coletiva.

O Comitê SUAS/SC – COVID-19: Em defesa da vida tem como objetivo organizar, socializar e movimentar iniciativas relacionadas à salvaguarda dos princípios e diretrizes do SUAS em nosso Estado e está sendo formado por representantes de diversos órgãos que atuam com a política da Assistência Social, direta ou indiretamente, além de representantes dos usuários dessa importante política pública.

A primeira reunião para formação do comitê ocorreu no dia 9 de abril de 2020, por meio de videoconferência. A abertura foi realizada pela Deputada Luciane Carminatti que cumprimentou e agradeceu todos os presentes e expôs a proposta de pauta. A seguir, a citada deputada apresentou a Frente Parlamentar em Defesa da Política Pública de Assistência Social, coordenada por ela e formada por mais oito deputado(a)s, do(a)s quais três estavam participando ou se fizeram representar na reunião. A seguir todos os 29 participantes da reunião fizeram uma breve auto apresentação. A professora Luziele Tapajós (DSS/UFSC) expôs a proposta elaborada para criação do Comitê e após abriu-se espaço para o debate.

O principal ponto destacado foi a importância de uma comunicação mais clara, com linguagem mais acessível aos usuários da política de assistência social em relação aos impactos da pandemia de COVID-19 para suas vidas e aos meios para acessarem os benefícios disponibilizados em caráter emergencial. Também destacou-se a necessidade de dar maior visibilidade à política de assistência social e garantir seu espaço junto as demais políticas, com voz e vez, visto que, é essa política que oferece suporte aos mais impactados pelas mazelas sociais, sejam elas causadas por questões de saúde ou econômicas.

O lançamento do Comitê SUAS/SC – COVID-19: Em defesa da vida” aconteceu no dia 15 de abril de 2020, durante encontro virtual que debateu a conjuntura do Serviço Social durante a pandemia, com a participação da professora Dra. Jucimeri Silveira (PUC-PR).

A próxima reunião do referido Comitê acontecerá no dia 24 de abril de 2020, por videoconferência, via aplicativo Zoom.

Acompanhe o Comitê SUAS/SC – COVID-19: Em defesa da vida através das redes sociais Instagram e Facebook.


Veja também