Grupo de Apoio à Adoção de Xanxerê promove programação do mês da adoção

Grupo de Apoio à Adoção de Xanxerê promove programação do mês da adoção

#adoção #grupo
O Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Xanxerê-Geaax Amigos da Criança realiza no mês de maio diversas ações em comemoração ao Dia Nacional da Adoção, celebrado oficialmente no dia 25.
No ano de 1996 foi realizado o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, quando foi eleito o dia 25 de maio como a data para celebrar a adoção e em 2002, através da lei 10.444, a data foi oficialmente instituída.
Em Xanxerê, o Geaax, grupo que existe desde 2001, realiza ações no mês de maio, e neste ano estão programadas as seguintes atividades:
No dia 13, no auditório da Unoesc Xanxerê, haverá o lançamento do Prêmio Amigo da Criança e Palestra Exercício da Fertilidade Afetiva, coma palestrante Hália Pauliv de Souza. No dia 25 de maio, uma palestra para colaboradores do Hospital Regional São Paulo, em apoio à uma série de atividades que o Hospital estará realizando, e no dia 31 uma palestra para Agentes Municipais de Saúde.
Segundo o presidente do Grupo, Ivan Durand Junior, a grande diferença deste ano será o lançamento do Prêmio Amigo da Criança. “Este ano estaremos institucionalizando um prêmio que será entregue à entidades, empresas e pessoas que de alguma forma se destacaram no trabalho ou apoio à causa da adoção. Nosso trabalho é voluntário e na maioria das vezes esse apoio também é voluntário. São iniciativas que devem ser reconhecidas, mesmo que sejam feitas sem nenhum interesse. Infelizmente temos notado uma inversão de valores na humanidade e principalmente em nosso país, aquilo que deveria ser regra, tornou-se exceção. Por isso, essas pessoas merecem nossa gratidão e reconhecimento”.
Ainda sobre as palestras, Durand destacou que nos dias 25 e 31 os temas são específicos para os profissionais da saúde, mas no dia 13 será aberta ao público. “No dia 13 estaremos com a Hália Pauliv, que é uma pessoa com um conhecimento muito grande na área da adoção, não só por ter se tornado uma estudiosa sobre o assunto e autora de diversos livros, mas porque é mãe e avó adotiva, quer dizer, além de ter adotado, uma de suas filhas também é mãe adotiva. Conhecemos a palestrante no ano passado, no encontro estadual e ela tem uma mensagem muito interessante para repassar aos pretendentes à pais adotivos, aos que já são pais, aos profissionais e acadêmicos de diversas áreas. As outras palestras, não menos importantes, abordarão o tema adoção com um enfoque próprio para os profissionais envolvidos e o foco também será diferente”.
Durand informou que no dia 13 estarão à venda alguns exemplares dos livros da palestrante.
Folder com a programação
Folder com a programação

Créditos:

Texto: Ivan Durand Junior

Matéria enviada por: Claudenice Wickert de Mattos


Veja também