I Seminário Regional de Acolhimento Institucional e Familiar do Extremo Oeste tem a participação de assistentes sociais do PJSC

I Seminário Regional de Acolhimento Institucional e Familiar do Extremo Oeste tem a participação de assistentes sociais do PJSC

Aconteceu nos dias 16 e 17 de junho, no IFSC em São Miguel do Oeste, o I Seminário Regional de Acolhimento Institucional e Familiar, promovido pela Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) e pela Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), com realização da Escola de Gestão Pública Municipal (EGEM).

foto-seminario-acolhimento
Durante o evento, foram abordadas questões atuais sobre as modalidades de acolhimento em Santa Catarina. Foto: ASCOM/AMEOSC

O público, composto por, dentre outros segmentos, assistentes sociais das comarcas da região do extremo oeste, pôde abordar questões atuais sobre as modalidades de acolhimento em Santa Catarina.

Em meio aos demais expositores presentes na programação, a assistente social da comarca de São Bento do Sul, Bel Bittencourt, especialista em estratégias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes e em acolhimento familiar (tendo sido fundadora do serviço de famílias acolhedoras “Famílias de Apoio”, pioneiro no estado), abordou, num primeiro momento, a “Articulação dos Serviços de Acolhimento com a Rede Intersetorial e com o Sistema de Garantia de Direitos”.

No segundo dia de atividades, Bel Bittencourt palestrou sobre “As relações de cuidado e de Proteção nos Serviços de Acolhimento”, enfatizando a importância e a prioridade da colocação das crianças e dos adolescentes acolhidas em famílias acolhedoras.

O Seminário teve uma avaliação muito positiva pelo público em geral, e a participação das assistentes sociais do Judiciário foi motivo de destaque para a organização do evento. Bel Bittencourt avalia que “cada vez mais precisamos ocupar estes espaços de discussão sobre a política de acolhimento de nossas crianças e adolescentes. Com certeza, temos um papel muito importante nesta esfera”.

Fonte: AMEOSC


Veja também